segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

“RECITAR O ROSÁRIO NADA MAIS É SENÃO CONTEMPLAR COM MARIA O ROSTO DE CRISTO” ( João Paulo II )

Esta preciosa e poderosa oração, tipicamente meditativa, precisa ser realimentada entre nós cristãos. Precisamos reaprender a arte da oração; necessitamos de autênticos testemunhos de pessoas que "orem com o coração". Sabemos que a maior de todas as orações é a Sagrada Eucaristia, no entanto, o cristão também é chamado a entrar em seu quarto para rezar a sós ao Pai (Mt 6,6), e segundo ensina Paulo, deve rezar sem cessar (1Tes5,17). Isso não significa estar de joelhos 24 horas e deixar de fazer nossas responsabilidades, no entanto, é um convite para mantermos nossos olhos fixos em Jesus e procurar conservar Seus ensinamentos em tudo que fizermos em nosso dia-a-dia. Maria é o melhor exemplo de quem conheceu Jesus e ninguém como a Mãe pode nos introduzir no profundo mistério de Sua Vida. “Percorrer com Ela as “cenas” do Rosário é como frequentar a “escola” de Maria para ler Cristo, penetrar em Seus segredos e compreender a Sua mensagem”( João Paulo II ). Sem a contemplação, o Rosário perde sua alma e corre o risco de se tornar uma oração mecânica, sem significado. Durante a recitação do Rosário, nos colocamos no papel de amigos de Jesus e nos abrimos para partilhar os Seus sentimentos. Isso requer um lugar apropriado, um ritmo tranquilo e uma pausa entre os mistérios. Maria é a pessoa que nos conduz a contemplação da plenitude dos mistérios de Jesus para que possamos receber toda a Sua força Salvífica. Diante de cada mistério, Maria nos convida a nos colocarmos humildemente como filhos obedientes na fé : “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra”(Lc1,38).

“O Rosário é ao mesmo tempo meditação e súplica”. Através do “Alegra-te Maria” suplicamos a poderosa intercessão da Mãe que tudo pode no coração do Filho. Escolhida como o santuário do Espírito Santo ( Lc 1,35) e repleta de graça, apresenta-se diante do Pai pedindo conosco e por nós. Repetindo as palavras do anúncio do Anjo e a saudação de Isabel, contemplamos a divindade dos Mistérios do Filho de Deus e da Virgem Santíssima.

Nos dias de hoje precisamos dar uma atenção muito especial ao Rosário. Estamos vivendo uma era onde a falta de tempo contagia todos nós. Corremos de um lado a outro, temos a sensação de que o tempo está passando com mais rapidez, e sobrecarregados de afazeres, precisamos tomar nota de tudo para não esquecermos do que é importante. Nossas orações precisam ser breves e lutamos com a nossa consciência para manter-nos concentrados. Vivendo tudo isso, uma importante e poderosa oração como o Rosário está fortemente ameaçada. Quando o fazemos, na maioria das vezes, não temos o cuidado de reservar um tempo adequado para sentirmos os frutos específicos da meditação dos mistérios. Foi precisamente para encorajar sua devoção que a Igreja enriqueceu-o com indulgências sagradas. Deixamos precisosas graças passarem por nossa vida por falta de tempo e interesse. Olhamos para o nosso mundo e nos deparamos com sérias crises dentro das famílias, jovens envolvidos nas drogas e perdendo completamente o sentido da santidade dentro da sexualidade, pastores desanimados pela falta de compromisso de seus rebanhos, crises dentro de nossas igrejas, a paz constantemente ameaçada pela raiva e vingança, e nos esquecemos de que Deus é o Deus da Vida e nos dá em abundância. Jesus e Maria nunca deixaram de nos orientar, nos proteger e nos guiar para que não desviemos do Seu Caminho. O pedido para que rezássemos o Rosário é antigo, feito pessoalmente por Nossa Senhora e Jesus, mas nós, cegos pelo nosso comodismo ignoramos e preferimos ou reclamar ou nos conformar dizendo que hoje tudo está mudado e nós precisamos nos adaptar. O detalhe é que são nossas famílias, nossos filhos, nossa sociedade e nossa humanidade que está em perigo. Hoje o mundo corre sérios riscos em sua existência. Quando iremos acordar? Quando iremos encontrar tempo para as coisas que realmente são importantes em nossa vida? Vivemos uma crise de valores, de prioridades e pagamos muito caro por isso. Somos chamados a sermos apóstolos dos últimos tempos! Nossas armas devem ser a Cruz em uma de nossas mãos e o Rosário na outra. Peçamos a Deus que abra os nossos olhos e os nossos corações fazendo cair as “cascas” que nos cegam e nos mantêm inérteis. Ninguém é mais importante do que Deus! Nenhum trabalho é mais importante do que aquele o qual Deus nos chama! E na Sua fidelidade extrema, nos dará TUDO o que precisarmos cem vezes mais.

Que nossa comunidade abençoada e guiada pela Rainha da Paz possa ser um testemunho vivo dos milagres que podemos alcançar pela meditação do Santo Rosário.

Retirado do site:
http://queenofpeacemission.org/portugues/SANTOROSaRIO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário