quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sou chamado a ser Ministro de Música, preciso ser Profeta do Senhor!

O ministro de música torna-se um verdadeiro profeta quando sua voz é colocada à disposição dos desígnios de Deus. É o próprio confidente da vontade divina. Não chama a atenção para si, já não importa quem ele é e sim aquele que o enviou. Ele anuncia através das canções a palavra de Deus que foi colocada em sua boca.
”Do mesmo modo o Senhor Javé não faz coisa alguma sem revelar seu segredo aos profetas, seus servos.“ Amós 3, 7
Então, vamos nos perguntar: “Que tipo de profeta eu sou?” Em meu canto estou ecoando a voz de Deus? Estou motivando a assembléia a louvar e adorar o Autor que canta em mim?
Ser ministro de música é algo mais sério que, vez ou outra, pegar um violão ou um microfone e animar um grupo de oração. O ministro que responde um sim consciente a vontade de Deus, assume com isso uma bagagem de comprometimento, de zelo, vida nova, enfim, ele tem sede em estar cada dia melhor, fazendo multiplicar em si mesmo os talentos confiados por Deus.
”Muito bem, empregado bom e fiel! Como você foi fiel no pouco, eu lhe confiarei muito mais.“ Mateus 25, 23
Multiplicar os talentos é buscar um conhecimento maior nas teorias musicais, procurar instrumentos bons e afinados, preocupar-se em melhorar o som da Igreja, participar de congressos e formações sobre música, é procurar sempre aprender novas canções e renovar as antigas. O ministro renovado nunca diz: “Sei três posições no violão, estou contente.” Pelo contrário, ele se pergunta: “Deus está contente com a forma como estou tocando ou cantando?”
O verdadeiro profeta também se distingue pelo seu zelo ministerial. O melhor é sempre para Deus. Vejamos logo abaixo algumas qualidades que julgamos importantes para o ministro de música:
1. Humilde: é aquele que conhece suas qualidades e limites e os coloca a serviço de Deus.
2. Disposto: está sempre disposto a deixar de si mesmo para servir o Senhor.



3. Instrumento de Deus: tem total consciência de que foi chamado para uma missão e por isso toca e canta segundo as orientações da batuta do criador.
4. Homem de Oração: à exemplo de Jesus, encontra momentos de oração solitária a fim de estabelecer uma intimidade com Deus.
5. Inspira segurança e confiança: A assembléia percebe essa segurança nas melodias, ele conhece as músicas porque se prepara com antecedência.
6. Sorridente: Pelo sorriso animará toda a assembléia, não se trata de um sorriso forçado, mas um semblante próprio de quem serve com alegria. Um ministro carrancudo desestimula a todos.
7. Bom ouvido: tem senso de ritmo, voz afinada, senso de melodia. Sem isso será difícil ser ministro de música. Se Deus não lhe deu este talento, não insista, com certeza existe outro ministério esperando por você.
8. Bom senso: na escolha das músicas adequadas a cada momento. Pelo bom senso evitará usar gostos pessoais como único critério na escolha dos cantos.
9. Ama a Deus: um dia ele se sentiu amado por Deus e tudo que faz é uma resposta de amor a este Deus.
10. Discreto: não faz do altar um palco. Ao final do evento ou grupo de oração nem se lembrarão mais dele. Seu serviço levará todos a se maravilharem com o que Deus fez por nós. Quem adquire essa virtude, alcança grande maturidade no ministério.
Vamos orar ao Senhor, pedindo que o Espírito Santo faça de nós verdadeiros profetas anunciadores da Boa Nova de Cristo. E com coragem e desprendimento, multiplicar os talentos por Ele confiados. Vem Espírito Santo, vem fazer o novo naquilo que já sei fazer!

Ana Lúcia Balancin Camargo
Núcleo Diocesano Ministério Música e Artes
RCC Brasil Diocese de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário